Projetos


ECONOMIA E EMPRESAS

DeSTRESS – Developing Competences for Stress Resilience@SMEs

Projeto europeu que visa a criação de uma solução inovadora baseada na educação e formação profissional (EFP). O consórcio do projeto desenvolverá um currículo EFP apoiado por uma plataforma de formação digital EFP, utlizando as mais recentes técnicas de formação baseadas em jogos e gamificação, complementadas por um conjunto de ferramentas e recursos práticos para facilitar a transferência da aprendizagem para o local de trabalho.

BeComE – Be Competent in Entrepreneurship: knowledge alliances for developing entrepreneurship competencies for the benefit of higher education and business

Projeto europeu que visa promover a educação para o empreendorismo no ensino superior, criando alianças de conhecimento efetivas entre as instituições do ensino superior e as empresas. O projeto foca-se no desenvolvimento de competências de empreendorismo em estudantes para fazer responder as competências profissionais dos trabalhores e dos empreendores às expetivas do mercado de trabalho, tendo em conta a globalização, os avanços tecnológicos e as mudanças demográficas.

New European Industrial Relations (NEIRE): Mediation system effectiveness for collective organizational conflicts: A comparative study in Europe

O projeto visa comparar experiências de diferentes Estados Membros na mediação e resolução de conflitos entre os parceiros sociais e os governos dos Estados Membros, com a finalidade de identificar boas práticas nos processos de mediação, prevenção e intervenção em caso de conflito entre os parceiros sociais e os referidos governos.

StoSS – Setorização para Simplificar e Resolver

O Projeto StoSS, financiado por fundos europeus estruturais, tem como principal objetivo o estudo alargado de problemas de setorização e o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão que permita apoiar tomadas de decisão relacionadas com setorização.

NESSE – Non-Equilibrium Social Science in ICT and Economics

Projeto europeu que teve como enfoque as ciências sociais quantitativas, em particular a economia e as suas aplicações na formulação de políticas.

INOVSTONE 4.0 – INOVSTONE 4.0 Tecnologias Avançadas e Software para a Pedra Natural

O projeto Inovstone 4.0, financiado por fundos europeus estruturais, tem como principal objetivo o desenvolvimento de técnicas e tecnologias que reorientem o modelo de operações do Setor das Rochas Ornamentais (RO) para a Indústria 4.0. Este surge como resposta ao novo modelo digital de procurement (IFC objects libraries), em contexto BIM (Building Information Model), no setor da AEC (Arquitecture, Engineering and Construction).

Participative Prevention of Psychosocial Emergent Risks in SMEs

Projeto europeu que teve como objetivo transferir conhecimento acerca dos riscos psicossociais emergentes nas PME, desenvolvendo um conjunto de ferramentas para serem aplicadas neste tipo de empresas, além de apoiar o desenvolvimento de ações preventivas para estes riscos.

DataSense

Sistema de computação para intervir na descoberta de dados considerados sensíveis. Tem como objetivos: (i) Permitir a identificação, classificação, categorização e relacionamento de dados sensíveis, a partir de informação não estruturada em grande escala, para a respetiva compreensão; (ii) possibilitar a resposta rápida das organizações ao conteúdo e efeito de rede dos dados sensíveis. O projeto baseia-se em cinco conceitos-chave com aplicação das áreas do processamento de linguagem natural e aprendizagem automática (Machine Learning) à área crítica dos dados sensíveis.

Digital News Report

O Reuters Digital News Report é um projeto internacional de investigação, coordenado pelo Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford. Iniciado em 2012, o seu principal objetivo é acompanhar a evolução do consumo de notícias digitais nos países e fornecer dados e análises oportunos para a indústria, os reguladores e a academia. Portugal participa no estudo, desde a edição de 2015, com a colaboração de investigadores do CIES e do OberCo.

SeeITAll

Desenvolvimento de um sistema para monitorizar e controlar atividades de pesca, integrando novas capacidades de gestão de pesca. Participação nas áreas da visão computacional, análises de Big data de pesca e identificação de padrões de pesca. Tem uma patente associada – Patent No. 110128 (National Institute of Industrial Property).


MOBILIDADE E TRANSPORTES

ExpoLis – Avaliação da exposição humana à poluição atmosférica para alterar o modo de deslocação da população nas cidades

Projeto financiado por fundos europeus estruturais. Propõe desenvolver um sistema móvel de sensores de qualidade do ar assente em transportes públicos (autocarros) para obter a distribuição da poluição do ar em zonas urbanas. Este projeto tira proveito de conceitos como a análise de grande quantidade de dados e Internet das Coisas e é um passo em frente na visão da cidade inteligente.

CORATAM – Controlo de Robots Aquáticos para a Realização de Tarefas Marítimas

O CORATAM visa demonstrar um conjunto de comportamentos coletivos em sistemas de robots aquáticos, potenciando a realização de tarefas marítimas, e explorar a aplicação de uma nova abordagem híbrida para a síntese de controladores auto-organizados para sistemas multi-robôs.


INVESTIGAÇÃO, TECNOLOGIAS E SERVIÇOS DE SAÚDE

EMERALD – ElectroMagnetic imaging for medicAL Devices

EMERALD (ElectroMagnetic imaging for a novel genERation of medicAL Devices), é um projeto europeu que visa formar investigadores qualificados capazes de acelerar a transferência da tecnologia de electromagnetic imaging para o mercado.

Muse – Music for the development of social skills: The impact of music training on socio-emocional processing

Projeto financiado por fundos europeus estruturais que visa avançar o conhecimento sobre plasticidade cerebral e o impacto da música no processamento sócio-emocional e no desenvolvimento de competências sociais.

Innovec’EAU – Résidus Médicamenteux dans les Rejets d’Etablissements pour Personnes Agées: Risques, Outils d’Analyse Innovants et Procédés de Traitements Durables

Evitar a poluição das águas é um dos principais desafios dos países do sudoeste da Europa. Embora a legislação em vigor obrigue as administrações a controlar “os poluentes prioritários”, os programas de vigilância detectaram uma poluição difusa e persistente de poluentes “emergentes”, para os quais não servem os tratamentos tradicionais de purificação. Este projeto europeu tem como objetivo o estudo sobre as descargas de águas residuais procedentes de residências de pessoas idosas do sudoeste da Europa, e assim instalar tecnologias de tratamento e acompanhamento dos resíduos de medicamentos.

INHERIT – Inter-sectoral Health Environment Research for InnovaTions

Projeto europeu que estuda as experiências europeias que promovem a saúde das comunidades e que, ao mesmo tempo, são ambientalmente sustentáveis (casos do movimento Re-Food, na região de Lisboa, e das hortas sociais).

TailorPhy – Smart Sensors and Tailored Environments For Physiotherap

TailorPhy visa desenvolver, aplicar e avaliar um sistema de informação, cuja configuração pode ser adaptada para mensurar o equilíbrio e os movimentos funcionais do paciente durante as sessões de fisioterapia.

OLA – Organizational Life Assistant

O projeto europeu OLA visou dar resposta aos desafios da sociedade atual, oferecendo um inovador Assistente de Vida Organizacional (IRINA), uma presença virtual que ajuda os cuidadores na prestação de uma assistência personalizada de alta qualidade. A IRINA procura facilitar a interação entre idosos, a sua família e outros serviços ou profissionais na área da saúde.

VUK – The goal of the Visionless sUpporting framework

Projeto europeu que visou apoiar a vida diária de cegos e incapacitados visuais, incrementando a mobilidade urbana, do tipo porta a porta, e com soluções de assistência na mobilidade.

AAL4ALL – Ambient Assisted Living for All

O Projeto AAL4ALL, financiado por fundos europeus estruturais, apresenta uma ideia para aumentar o tempo de vida das pessoas no seu ambiente preferido, aumentando a sua autonomia, autoconfiança e mobilidade, através do desenvolvimento de um ecossistema de produtos e serviços para Ambient Assisted Living (AAL), associado a um modelo de negócio e validado através de um piloto de grande escala.

iDTV-SAÚDE – Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital interativa

Este projeto teve como principal objetivo avaliar o potencial da televisão digital interativa para promover serviços, formatos e conteúdos originais que possam ser relevantes, no contexto do suporte aos cuidados pessoais de saúde e ao bem-estar de populações acima dos 55 anos no território de Portugal.

IRIS – Towards Natural Interaction and Communication

Projeto europeu que teve como objetivo principal fornecer uma plataforma de comunicação e de interação natural, acessível e adaptada para todos os utilizadores, especialmente para pessoas com dificuldades de fala e idosos isolados.

SIFORAGE – Social Innovation on active and healthy ageing for sustainable economic growth

O projeto europeu SIFORAGE promove o envelhecimento ativo e tem como objetivos reduzir o idadismo, por intermédio da desconstrução de estereótipos negativos face à idade, e reduzir comportamentos discriminatórios com base naquele aspeto.


CIBERSEGURANÇA E INFORMAÇÃO FIÁVEL

MISTRUST – Correcting misinformation: The role of source (un)trustworthiness on the effects of repetition and contradiction in judgments of information’s truth-value

O projeto europeu MISTRUST visa examinar uma nova variável, confiabilidade da fonte, que pode contribuir para o desenvolvimento de medidas efetivas para corrigir a desinformação (ex. notícias falsas).

AppSentinel – Cloud-based Anti Malware Technology for Android App Stores

Projeto financiado por fundos estruturais europeus. Tem como objetivo estratégico o aumento da cibersegurança móvel, nomeadamente: redução da incidência de malware, aumento da eficiência na análise de casos de vírus, e contributo para a prevenção de ataques a dispositivos móveis, através do aumento da adoção de práticas de desenvolvimento de software seguro.

RETIOT – Utilização de Tecnologias de Reflectometria no melhoramento da Internet das Coisas e Sistemas Ciber-Físicos

O Projeto RETIOT, financiado por fundos europeus estruturais, visa criar uma nova área de competência, no âmbito das tecnologias de Reflectometria, para a melhoria dos futuros Internet das Coisas e Sistemas Ciber-Físicos, numa perspetiva multidisciplinar incluindo a ótica, rádios e os sistemas autónomos.


RECURSOS NATURAIS E AMBIENTE

MISTRAL – Renewable energy and social acceptance

MISTRAL é um projeto europeu que tem como objetivo formar uma nova geração de investigadores capazes de avaliar efetivamente a complexidade dos problemas de aceitação social, relacionados com a implantação de uma infraestrutura de energia renovável, e proporcionar soluções inovadoras em diversos contextos de investigação, governamentais e comerciais.

FF-IPM – In-silico boosted, pest prevention and off-season focused IPM against new and emerging fruit flies (‘OFFSeason’ FF-IPM)

Projeto europeu que tem como objetivo o estudo e a prevenção de pragas de três novas espécies de moscas-da-fruta.

QUALENV – Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education

Projeto europeu que tem como objetivo aumentar a contribuição das Universidades Latino-Americanas para o desenvolvimento sustentável, através da implementação de práticas sistemáticas ambientais e processos de qualidade alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, melhorando a gestão e as operações das instituições de ensino superior.

MEMOTRADE – Social memory of water-related trades and practices: local knowledge and climate change adaptation

No âmbito da Rede Natura 2000 e de um conjunto de locais protegidos que pretendem suster a perda de biodiversidade e a degradação de ecossistemas, o projeto europeu MEMOTRADE teve como objetivo o conhecimento local da proteção da biodiversidade, a memória social das atividades marítimas tradicionais e como o uso dos recursos naturais pode organizar as relações sociais.

ADAPT-MED Adaptation to Climate Change from a natural and social science perspective: Water in coastal Mediterranean áreas

O projeto europeu Adapt-Med tem como objetivo analisar a adaptação das zonas costeiras às alterações climáticas, através do estudo da perceção dos atores-chave para o desenvolvimento de políticas e estratégias que permitam incorporar medidas e desenvolver políticas, para que as áreas costeiras estejam melhor preparadas para enfrentar as consequências das alterações climáticas.


SUSTENTABILIDADE E TERRITÓRIO

Smart-BEEjS – Human-Centric Energy Districts: Smart Value Generation by Building Efficiency and Energy Justice for Sustainable Living

Projeto europeu que aborda as consequências do Plano Estratégico Europeu para as Tecnologias da Energia, em termos de sinergia sistémica entre stakeholders, equilíbrio entre drivers tecnológicos e de política, cidadãos e necessidades sociais, fornecedores e capacidades tecnológicas, e sinergias no sistema de geração de valor, de modo a assegurar uma transição que não implique perdedores. O projeto pretende cobrir todos os ângulos do ecossistema, formando uma geração de vencedores influentes em matéria de conceção de políticas, planeamento técnico-económico e modelos de negócio puxados pela inovação nos setores energéticos e produtores de eficiência energética, tendo em conta as dimensões pessoais e sociais, bem como o nexo da interrelação entre stakeholders na geração de energia, eficiência e gestão.

SPLACH – Spatial Planning for Change

Projeto financiado por fundos estruturais europeus. Um dos objetivos fundamentais do projeto SPLACH é a produção de um corpo abrangente de políticas de planeamento e gestão urbanística de natureza transformativa, de mecanismos de implantação, de modelos de planeamento e de sistemas de apoio à decisão, capaz de informar e guiar a prática de planeamento portuguesa, incluindo os setores público e privado e as fases de elaboração do plano e de licenciamento, rumo a uma rápida e efetiva transição para um sistema urbano de baixo carbono e socialmente inclusivo.


TURISMO E HOSPITALIDADE – AFIRMAR O DESTINO TURÍSTICO LISBOA COMO MARCA

TOURFLY – Inovação e futuro: contributos para o desenho da oferta turística na área metropolitana de Lisboa

Alargar a marca Lisboa como instrumento estratégico para a diversificação e organização da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa, através das indústrias criativas aplicadas ao turismo, do turismo de saúde e bem-estar, do turismo gastronómico e enoturismo, e de ofertas pioneiras nesta região como o turismo voluntário, o turismo cinematográfico, o turismo criativo e o turismo literário.

Creatour – Desenvolvimento de turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais

Projeto financiado por fundos europeus estruturais. Incubadora/demonstração e iniciativa de pesquisa multidisciplinar, apoiando processos de pesquisa colaborativa. O projeto visa conectar os setores culturais/criativos e de turismo, através do desenvolvimento de uma abordagem integrada de pesquisa e aplicação para catalisar o turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em todo o Portugal.

Turismo e cinema transnacional: representações, ficções e materialismo cultural

O projeto visa analisar a relação entre cinema e turismo, tendo como ponto de partida um corpus de filmes do recente cinema transnacional hispânico, em que o turismo surge não só como um tema e um contexto, mas também como um objeto de promoção extratextual (desse modo associando as indústrias do turismo e do cinema).

Turismo e cinema em Portugal: perspetivas locais sobre a produção, circulação e receção de textos e práticas (trans)nacionais

O projeto visou o estudo da relação entre o cinema e o turismo e as suas expressões de transnacionalidade, tendo como ponto de partida o local, e um contexto nacional. Serão considerados os impactos das filmagens ao nível das populações locais, a fim de averiguar o que é que sujeitos e grupos locais pensam, quer sobre o valor turístico/cinematográfico que lhes está a ser atribuído, quer sobre a perceção daqueles lugares como turísticos/cinematográficos.


MEIOS CRIATIVOS E INDÚSTRIAS CULTURAIS

4H – Hélice quádrupla para estimular a inovação nas PME culturais e criativas do Atlântico

Projeto europeu 4H-CREAT. Melhorar a cooperação entre os atores públicos, privados e de investigação e desenvolvimento (I&D), a fim de promover a inovação, o desenvolvimento de capacidades e o conhecimento da inovação nas pequenas e médias empresas criativas e culturais (PME). Geração de um modelo transnacional de transferência de conhecimento, para facilitar a aplicação de resultados de I&D às PME nas indústrias culturais e criativas, promovendo a inovação através do paradigma colaborativo das quatro hélices, que envolve a participação de utilizadores finais mediante processos de co-criação e co-design.

CreBiz – Business Development Laboratory Study Module for Creative Industries

Projeto europeu que teve como objetivo desenvolver um módulo inovador de ensino-aprendizagem laboratorial de empreendedorismo aplicado ao jornalismo e às indústrias criativas, focado na criação e desenvolvimento de ideias de negócio para estudantes universitários, designadamente de 2º e 3º ciclo.

Flanêur – New Urban Narratives

Projeto europeu em que o objetivo principal foi realizar intervenções artísticas em espaços públicos através da fotografia contemporânea. O projeto incentivou os artistas a criar novas interpretações do terreno urbano, com o conceito de ‘flâneur’ como ponto de partida, e considerando o contexto físico da cidade como caleidoscópio social em constante evolução.