Inauguração Iscte – Conhecimento e Inovação

No Iscte – Conhecimento e Inovação vão ser instaladas as unidades de investigação e produção de conhecimento, de transferência de tecnologia e de investigação interdisciplinar. A inauguração ocorre na manhã de 20 de novembro de 2023 e contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, das ministras da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Coesão, Ana Abrunhosa, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

O novo centro de I&D do Iscte vai concentrar mais de mil investigadores e centenas de projetos. Três desses projetos são apresentados na inauguração: um pretende revolucionar a partilha de dados de saúde na Europa; outro combater os discursos de ódio online; e o terceiro usar recursos digitais para articular iniciativas entre grupos sociais e municípios.

“Qualquer um destes três projetos, como muitos outros que irão ser lançados e desenvolvidos, mostram o potencial de interface que o “Iscte – Conhecimento e Inovação” possui para cruzar as áreas das engenharias, tecnologias e arquitetura com as ciências sociais e comportamentais, a economia e a gestão”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Iscte. “Este centro é a concretização em Lisboa dos conceitos académicos, arquitetónicos e urbanísticos da ‘Universidade sem muros’, os quais promovem a interação da academia com o tecido social e económico envolvente”.

PROGRAMA

9:30 Receção aos convidados
9:45 Visita guiada à mostra de projetos
10:30 Sessão inaugural
• Intervenção de Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte
• Intervenção de António Costa, Primeiro-Ministro

14:00/18:30 Dia da Ciência e Tecnologia aberto à comunidade
• Coro Iscte
• Boas-vindas – Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte
• Visitas guiadas à mostra de projetos

Requalificação do património construído

O edifício do novo centro “Iscte – Conhecimento e Inovação” parte de um projeto de arquitetura desenvolvido por uma equipa coordenada por Bernardo Pizarro Miranda, arquiteto e professor do Iscte, tendo contado com a colaboração de estudantes de Arquitetura desta universidade. A construção cumpriu todos os requisitos de sustentabilidade, estética e inovação da New European Bahaus, sendo um dos edifícios europeus listados pelo programa “European Bahaus Transformation of Places of Learning”. O projeto parte da reconstrução do antigo edifício do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, que o Iscte adquiriu ao Estado em 2011 por 9,2 milhões de euros.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa Operacional Regional Lisboa 2014-2020, a nova estrutura tem como objetivo “fornecer soluções integradas de transferência de conhecimento sobre a sociedade, as organizações, as empresas e a administração pública”. Irá acolher oito unidades de investigação, agregando três laboratórios associados, três laboratórios colaborativos, um Polo de Inovação Digital, um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias, oito observatórios e nove laboratórios.